O MACUR

O MACUR – Movimento de Assistência, Cultura, Urbanismo e Recreio é uma IPSS, reconhecida como Utilidade Pública, situada na freguesia de Rio Meão, e tem como Missão o apoio a crianças/jovens e a protecção dos cidadãos na velhice e na invalidez, prestando um serviço de qualidade personalizado, oferecendo respostas complementares que contribuam para o desenvolvimento da comunidade onde se insere, promovendo a solidariedade e cooperação entre os indivíduos, numa óptica de melhoria contínua.

Tem como visão tornar-se uma Instituição ao serviço de todas as gerações, constituindo-se num pilar primordial de desenvolvimento social e humano da comunidade envolvente.

 

Estatutos do MACUR

 

Prestação de Contas

 

História

 

O MACUR teve o seu primeiro sinal de existência em 1976, num encontro casual de um grupo de amigos, à semelhança de tantas outras IPSS´s, sendo os seus estatutos definitivos aprovados pelo Decreto-lei nº 402/85, de 11 de Outubro e no Regulamento aprovado pela Portaria nº 778/83 de 23 de Julho.

Mais tarde, uma recolha de donativos na freguesia, dá origem à compra da Quinta do Sardão pelo MACUR, onde está actualmente instalado o centro Infantil de Rio Meão.

A abertura do Centro Infantil teve lugar em Junho de 1987. Começa então as suas atividades na área da Creche e Jardim de Infância.

Depressa se sentiu a falta de condições em termos de áreas, dos espaços existentes, criando-se quatro salas e respectivos apoios para a valência da creche, concluídos em 1993. Dois anos mais tarde, dava-se início às atividades de ATL, sendo depois construídas duas salas no seguimento dos anexos já existentes. Presentemente, o edifício da sede tem três valências:

  • Creche com capacidade para 50 crianças
  • Pré-escolar com capacidade para 66 crianças
  • CATL com capacidade para 40 crianças.

Com a necessidade de dar apoio à 3ª idade, em 5 de Julho de 1999, o MACUR abre as portas do Centro de Dia localizado em outro edifício. O Centro de Dia é uma estrutura aberta a comunidade e visa reduzir, tanto quanto possível os fatores de exclusão social, dando especial relevo ao processo da população, com vista à melhoria da qualidade de vida dos utentes e comunidade em geral. Por sua vez o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta Social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos e famílias, quando por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária. Presentemente o Centro de Dia tem capacidade para 35 idosos e o SAD para apoiar 30 idosos.

 

Missão

 

O MACUR – Movimento de Assistência, Cultura, Urbanismo e Recreio, tem como missão o apoio a crianças/jovens e a proteção dos cidadãos na velhice e na invalidez, prestando um serviço de qualidade personalizado, oferecendo respostas complementares que contribuam para o desenvolvimento da comunidade onde se insere, Rio Meão, promovendo a solidariedade e cooperação entre os indivíduos, numa ótica de melhoria contínua.

 

Visão

 

“Uma Instituição ao serviço de todas as gerações”

Constituir-se num pilar primordial de desenvolvimento social e humano da comunidade envolvente.

 

Valores

 

  • Solidariedade na resposta dada a todos os seus clientes
  • Cooperação através da partilha e da colaboração para proporcionar um maior desenvolvimento e progressão dos clientes e públicos do MACUR
  • Respeito pelos Direitos Humanos na disponibilização dos seus serviços e relação com a comunidade
  • Desenvolvimento Integral dos clientes e suas famílias, bem como dos colaboradores
  • Cuidados personalizados adequados às necessidades dos seus clientes, numa perspetiva de satisfação total
  • Dedicação e Profissionalismo presentes em todos os colaboradores seguindo as orientações estratégias do MACUR
  • Afetividade e Humanismo dos colaboradores do MACUR na relação com os seus clientes e demais públicos

 

Politica de Qualidade do MACUR

 

Com vista à satisfação das necessidades dos clientes, e ao bom funcionamento da Instituição, todos os colaboradores assumem a responsabilidade de cumprir com as disposições do Sistema de Gestão da Qualidade e ficam comprometidos com os seguintes princípios, que constituem a Política da Qualidade do MACUR:

  • A qualidade do serviço percebida pelos clientes
  • A imagem de Confiança transmitida pela Instituição
  • A existência de Pessoas Qualificadas e Motivadas
  • A Satisfação dos clientes
  • A disponibilidade de Sistemas de Informação flexíveis
  • A cultura Institucional
  • Eficiência
  • As Parcerias